Skip to content

Casshern Robot Hunter

16 de junho de 2013

Shinzou Ningen Casshan (Humano Artificial Casshan, conhecido como Casshan Robot Hunter nos estados unidos) é um OVA (original video animation, animação que sai direto em vídeo, ao invés de passar na tv) de 4 episódios lançado em 1993 para comemorar 20 anos da primeira animação.

Abertura da animação

História

Em um futuro fictício, explode uma guerra entre humanos e máquinas, a justificativa para isso é o fato de que os humanos (considerados inferiores aos seres com inteligência artificial) irão destruir a si próprios e ao mundo.

O jovem Tetsuya, filho do Dr. Azuma, famoso cientista por suas pesquisas em regeneração celular com células orgânicas com partes metálicas (ou seja, a fusão de tecido humano com partes roboticas), ele era um jovem comum até ter seus pais assassinados pelo androide BK-01 que foi criado por seu pai, antes de morrer optou por fundir seu corpo com uma espécie de roupa cyber roupa virando um cyborg para assim ter sua vingança.

No meio do deserto existe uma fabrica de robôs que mantêm humanos como escravos e quem tenta fugir é morto com tiros a queima roupa, eles acreditam que Casshan irá aparecer para tirá-los de lá e salvá-los, muitos acreditam que o personagem é somente uma lenda, o próprio Braiking Boss diz que Casshan não existe, mas ele sabe da verdade por trás disso tudo.

Existem humanos de vários países que lutam contra esse império, eles são chamados de “Aliança”, entre eles está Luna (namorada de Tetsuya) que possui uma arma projetada pelo doutor Azuma e criada por seu pai, um cientista amigo do pai de Tetsuya.

Curiosidades

A abertura foi cantada por Hironobu kageyama, que cantou Soldier Dream e blue dream de saint seiya, Cha-la head cha la de Dragon ball z e a abertura e encerramento de Changeman, ele veio algumas vezes no Brasil e é bastante aclamado em vários países por fãs da cultura japonesa.

Nos estados unidos, os ovas haviam sido lançados em DVD editados como um longa, mas depois de um tempo uma outra empresa re-lançou os episódios sem edição em DVD.

Um episódio somente saiu em DVD por aqui, mas foi de modo obscuro e por uma empresa desconhecida, aparentemente dublado em português e inglês, cheguei a encontrar em um supermercado.

O mangá (no qual a primeira animação foi baseada) foi criado por Tatsuo Yoshida, criador de Speed racer e fundador do Tatsunoko studio!

Comentários

Como vários Ovas baseados em animes famosos da década de 70 do estúdio, o anime possui uma história séria, adulta e bastante sangue.

Luna aparentemente não era namorada de Tetsuya no anime de 73, o que mostra uma certa diferença entre as duas animações.

Casshan algumas vezes afirma que não é “nem humano e nem robô” e que não sabe exatamente o que é, não possui muitas memórias do passado e demora para reconhecer Luna, isso demonstra um pouco de drama em cima do protagonista que também sofre mesmo possuindo um corpo imortal.

A consciência da sua mãe está em um cisne robotico que observa as conversas de Braiking e mostra-as para Casshan, achei interssante esse ponto e torna a história menos repetitiva.

Até hoje, nunca ouvi alguém que viu alguma animação do estúdio Tatsunoko dizer que não gostou, pois as histórias possuem um pouco de tudo, desde comédia até drama e ação.

Uma das intenções de Braiking era criar um projeto de autoria do Dr. Azuma, uma espécie de utopia para o androide, ele seguiu as ordens dadas pelo cientista de modo contrário, lhe fora ordenado que protegesse e servisse os humanos, a única coisa que ele tentou fazer foi proteger o planeta (ao seu modo, claro), esse projeto era uma espécie de paraíso com robôs em uma floresta especifica, o que mostra que até ele possuía convicções.

Uma animação bem resumida e com história sensacional, vale e pena ver.

Anúncios

From → Cultura Asiatica

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: